segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Folder

Definição

O folder se caracteriza pela excepcional praticidade formal e capacidade informativa, o que o torna um dos mais eficientes veículos de comunicação. Congressos, seminários, convenções ou qualquer outro tipo de evento encontra no folder a peça fundamental de divulgação e registro de seus conteúdos programáticos. Com linguagem direta e leitura rápida, preferencialmente ilustrado, o folder seduz por trazer informações objetivas e apresentação gráfica criativa.

A promoção institucional, empresarial ou associativa tem no folder um importante instrumento de difusão de seus princípios e objetivos. Dele fazem uso empresas privadas e públicas, além de associações e organizações não governamentais.

São próprias e indissociáveis do folder as dobraduras e a linguagem textual esquemática. O folder constitui-se em uma folha de papel impressa nos dois lados, dividida em páginas ou seções por intermédio unicamente de dobras.

Para adequar-se à objetividade que lhe rege, o folder é um veículo essencialmente informativo podendo classificar-se em pelo menos quatro gêneros:

1. Promocional
Próprio para a promoção de eventos, a exemplo de congressos, exposições, palestra, conferências, debates, seminários etc.

2. Educativo
Faz campanhas de massificação de idéias e conscientização, produzido na maioria das vezes por instituições oficiais. Também pode servir para a difusão de idéias associativas, como campanhas sindicais ou de organizações não governamentais.
Ex: campanhas de prevenção às DST, educação de idosos, campanhas de vacinação, de meio ambiente etc.

3. Institucional ou corporativo
Promove, informa, esclarece o perfil de uma instituição ou empresa. Apresenta os objetivos de determinado grupo, tornando-os públicos.
Ex: descrição das atividades de grupos feministas, equipamentos de um colégio ou empresa médica, funções de órgãos do governo, de ONG etc.

4. Comercial
Estimula o consumo, oferece um produto, descreve suas vantagens, investe na informação com vistas à ampliação mercadológica.
Ex: apresentação de um plano de saúde, projeto imobiliário, serviços bancários etc.


Características

Comunicação dirigida
A produção de um folder visa um público dirigido, ligado por interesses comuns. Sua concepção deve, portanto, considerar o universo cultural do grupo e os elementos próprios de sua linguagem. Mas há casos em que o folder pode atingir um público diversificado, a exemplo das peças comerciais, de campanhas educativas e promocionais amplas.

Formatação do texto
O espaço exíguo exige concisão; as informações devem se guiar pela objetividade.
Apresenta informações novas e relevantes para o público a que se dirige.
Texto dividido em módulos esquemáticos ou distribuído em itens ou índices para uma melhor organização das informações.
Do mesmo modo que a notícia no texto jornalístico, o folder deve ter título, e pode ter subtítulos e intertítulos de modo que se crie uma hierarquia e graus de importância das informações.

Aspecto formal
Dobraduras. O folder pode ter uma dobra ou tantas quantas o suporte o permita, respeitando as características do projeto gráfico e da legibilidade. O formato varia também de acordo com a criatividade do programador gráfico, tendo-se em conta sua funcionalidade.

As dobras podem ser feitas em seções regulares ou irregulares, dando movimento e dinamismo ao folder. Podem ser de vários formatos, com cortes que possibilitem a apresentação de ilustrações de formas complementares.
Uma dobra gera quatro seções; duas dobras podem gerar seis ou oito seções, de acordo com o sentido aplicado.

Para garantir a dinâmica da leitura, a elaboração do folder exige planejamento. O direcionamento da leitura indicado pela abertura das dobras deve guiar o leitor para a visualização de todas as seções com fluidez e lógica.

Aspecto gráfico
Mais amplo que o cartaz e mais restrito que o folheto, o folder constitui-se numa peça que deve buscar no aspecto gráfico um forte fator de atração, associado à facilidade de leitura do texto.
Além do aspecto informacional, o folder pode ser visto como uma peça publicitária cujo objetivo é seduzir o público com sua mensagem. As ilustrações, cores e texturas devem ser consideradas como elementos essenciais a uma boa resolução gráfica.

Utilização de capa
O folder, assim como o folheto, o livro e a revista, possui uma primeira página considerada como capa. Na parte frontal do folder deve figurar o título, de preferência associado a um elemento gráfico. Em geral, a seção contígua à capa serve como última página, onde figuram o expediente, os patrocínios e apoios.

Expediente
Como qualquer publicação, o folder deve ter um expediente o mais completo possível, com dados sobre a organização do evento, local e data, além da autoria da produção gráfica.

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