quarta-feira, 15 de abril de 2009

Laboratório de Pequenos Meios - ementa

Ementa

Recursos da língua aplicados às diferentes linguagens de produção jornalística em pequenos meios; características e funcionamentos dos estilos direto, indireto e livre aplicados nos discursos jornalísticos nos pequenos meios; funções da linguagem aplicadas aos discursos jornalísticos nos pequenos meios; as propriedades e leis específicas dos pequenos meios e sua repercussão na concepção do trabalho de edição; a edição como método e enquanto processo; formulação de políticas editoriais em pequenos meios; edição e demanda dirigida; edição enquanto pesquisa experimental; os pequenos meios e o público; a influência das novas tecnologias gráficas, auditivas e visuais para atividade de edição de pequenos meios; redimensionamento da noção de público gerando pequenos meios como novas estratégias e novos modos de comunicação.

Objetivos

Conhecer várias técnicas de expressão utilizando os recursos das artes gráficas.
Desenvolver projetos editoriais que visem uma comunicação direta com o público.
Possibilitar o domínio de todo o processo de editoração: redação, composição, diagramação, arte-final, montagem e apresentação das publicações.

Programa

Edição de postais e folder de difusão cultural, institucionais ou educativos.
Edição de jornal mural periódico.
Edição de brochura: revista, agenda, almanaque, fanzine, cartilha ou boletim.


Metodologia

Os projetos editoriais serão realizados pelos alunos utilizando-se quaisquer processos, dos métodos artesanais aos recursos de informática.
Impressão em fotocopiadoras ou impressoras lazer.
Os projetos serão realizados individualmente ou em grupos organizados na disciplina, podendo estabelecer parcerias com associações, grupos comunitários ou entidades e organismos não-governamentais.

Avaliação

Participação em sala de aula e exercícios.
Produção editorial.


Referências bibliográficas

CALLADO, Ana Arruda e ESTRADA, Maria Ignez Duque.
Como se faz um jornal comunitário. Coleção Fazer, n° 16. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
CHINEN, Nobu (org).
Curso completo Design Gráfico. São Paulo: Editora Escala, 2009.
COLLARO, Antonio Celso.
Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. Novas buscas em comunicação, v. 20. São Paulo: Summus, 1987.
EISNER, Will.
Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
GUIMARÃES, Edgard.
Fanzine. Coleção Quiosque nº 2, 3ª ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
MAGALHÃES, Henrique.
O que é fanzine. Coleção Primeiros Passos n° 283. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MAGALHÃES, Henrique e ALBUQUERQUE, Sandra Maria C. de.
A saga arrebatadora de Se Toque. João Pessoa: Marca de Fantasia, 1997.
MAGALHÃES, Henrique.
O rebuliço apaixonante dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2003.
MAGALHÃES, Henrique.
A nova onda dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.
MAGALHÃES, Henrique.
A mutação radical dos fanzines. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.
Manual de Jornalismo Popular. São Paulo: PUC, 1988.
Manual do Cartazista. Rio de Janeiro: Senac, 1982.
MARAT, Marcelo.
A palavra em ação: a arte de escrever roteiros para histórias em quadrinhos. 3ª ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2006.
NICOLAU, Marcos (org.).
Manual de Publicidade & Propaganda. Volume I: Linguagem & mídia. João Pessoa: Idéia, 2000.
RAMOS, Paulo.
A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
SILVA, Rafael Souza.
Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. Novas buscas em comunicação, v. 7. São Paulo: Summus, 1985.
SILVEIRA, Norberto.
Introdução às artes gráficas. Porto Alegre: Sulina/ARI, 1985.
SOUTIER, Velcy.
Letras & Cartazes, série Artes n° 8. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

Outras referências afins

ALCURE, Lenira; FERRAZ, Maria N. S.; CARNEIRO, Rosane.
Comunicação verbal e não-verbal. Rio de Janeiro: Senac, 1996.
BELTRÃO, Luiz.
Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
BOMFIM, Gustavo Amarante.
Idéias e formas na história do design: uma investigação estética. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1998.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em publicidade. São Paulo: Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.
KNAPP, Wolfgang.
O que é editora. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MALANGA, Eugênio.
Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.
MOLES, Abraham.
O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NICOLAU, Marcos.
Curso de criação e personalização de Marcas. João Pessoa: Idéia, 2000.
NICOLAU, Marcos.
Dezcaminhos para a criatividade. João Pessoa: Idéia, 1998.
Novo Manual da Redação. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1992.
POLARY, Márcia e CÂMARA, Mônica.
Outdoor. João Pessoa: Editora Universitária, 1995.

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