segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cartaz - composição

A composição é feita pela ordenação funcional e estética dos elementos que integram o cartaz (texto, ilustração e cor). A distribuição equilibrada desses elementos deve resultar numa composição interessante e criar um forte efeito de atração.

Simetria - as composições simétricas e as formas semelhantes não provocam reações significativas no observador, sugerem tranqüilidade, paz, repouso.

Assimetria - composições assimétricas e formas contrastantes provocam fortes reações no expectador, convidam à ação, sugerem dinamismo e movimento.

Curvas concêntricas – induzem à meditação, sugerem espiritualidade.

Curvas excêntricas – indicam expansão, irradiação, propagação, amplitude.

Linhas horizontais – representam calma, paz, repouso.

Linhas verticais – sugerem elevação, ascensão, altura.

Linhas inclinadas – provocam sensação de instabilidade, indicam direção.

Linhas quebradas – promovem agressividade, perigo, descontinuidade.

Linhas radicais – representam objetividade, glória, atenção, choque.

Linhas convergentes – indicam direção, concentração.

Linhas divergentes – sugerem expansão, abertura, brilho.

Linhas sinuosas – passam idéia de ritmo e movimento.

Hachuras – em desenho ou gravura, traçado que produz efeito de sombra ou meio tom, além de ter a função de preenchimento. Dependendo da proximidade e uniformidade dos traços, podem representar graduações tonais. Permitem composição com traços em vários sentidos, dando maior ou menor densidade à área representada, num jogo de sombras e luz, volume e profundidade.

Retículas – Conjunto de pontos que dão tonalidade a uma superfície; usado como recurso estético para a criação de fundos e tramas; homogêneo, quando os pontos são uniformes e eqüidistantes; composto, quando combinando vários tamanhos de pontos, dando a idéia de volumetria ou graduação. Denomina-se também o filme usado para fotocomposição, para reproduzir imagens em meios-tons.

Fator atração - O cartaz deve em primeiro lugar atrair o leitor. O elemento de atração deve se destacar na composição por meio de uma cor, uma forma ou um contraste, para que num segundo momento a mensagem seja lida.

Para compor um cartaz, reunimos todos os elementos que vão integrá-lo e os distribuímos pela ordem de interesse desejada, observando:

Centro visual - elemento no centro geométrico: monotonia, desinteresse. Elemento fora do centro visual: tensão espacial, forte atração.

Relação figura/fundo - o fundo pode tomar o lugar da figura, provocando maior impacto visual.

Equilíbrio - os pesos dos blocos formados pelos letreiros, arte e fundo devem ser equilibrados de maneira assimétrica e interessante.

Harmonia - embora contrastantes (ou numa composição assimétrica), as formas, como as cores, devem se harmonizar constituindo uma unidade.

Ritmo - as linhas conduzem os olhos através do cartaz; devem sugerir um ritmo facilitando a apreensão de todos os elementos importantes. É importante que os olhos permaneçam dentro do cartaz para que a mensagem seja assimilada por completo.

Nenhum comentário: