Na publicidade, o cartaz constitui-se em peça indispensável. Sua liberdade criativa possibilita uma gama extraordinária de composições gráficas, com abordagens que vão da abstração ao figurativo. Não raro, o cartaz apresenta uma sugestiva mensagem textual e iconográfica, com tendência clara ao humor, causando empatia com o espectador e estimulando sua percepção.
O cartaz pode ser confeccionado em vários formatos para ser afixado em diversos suportes: na vidraça de uma vitrina, no muro, na parede interna de um prédio, num painel de rua; pode ser produzido para uma folha de papel assim como para muitas folhas interligadas, a exemplo do outdoor. A localização do cartaz pode se dar em locais restritos, para um público dirigido, bem como em locais de grande movimento, para atingir um público amplo.
Outdoor – são cartazes de grandes dimensões afixados em suportes construídos especialmente para recebê-los, em locais pré-determinados. São renovados periodicamente e dirigidos a um grande público. Dessa forma, são colocados em locais de intenso movimento, como estradas, grandes avenidas e cruzamentos urbanos. São impressos em partes; no padrão brasileiro, são divididos em 32 folhas, que ocupam um painel de 27m2 (3x9m).
Objetivos do cartaz – de acordo com sua natureza, o cartaz pode ter os seguintes objetivos:
Anunciar - de caráter comercial, apresenta um novo produto, estimula o consumo.
Informar – traz novas informações, essenciais para o conhecimento do público, a exemplo de mudança de horário de funcionamento, aviso de cancelamento ou adiamento etc.
Orientar – servem para direcionar o público, como os que indicam as seções de uma loja.
Ensinar – didáticos ou ilustrativos de palestras e aulas. São peças muito utilizadas na apresentação de trabalhos em congressos e eventos do tipo.
Formar – massificam um conhecimento ou informação, promovem a unanimidade, atuando na formação da opinião pública. São próprios das campanhas educativas de saúde e esportes, religiosas, cívicas e políticas.
Classificação dos cartazes – de acordo com os objetivos vistos, o cartaz pode ser promocional, publicitário ou educativo.
Promocional – procura promover um produto ou atrair a atenção do público para determinados aspectos, como promoções ou liquidações. Em geral é afixado no próprio local de venda. Por seu imediatismo, muitas vezes tem sua produção artesanal, sendo renovado em curtos períodos ou de acordo com a ocasião. Os cartazes promocionais são os utensílios preferidos para reforçar as vendas em determinados períodos do ano e datas comemorativas.
Publicitário – de elaboração complexa e sofisticada, é dirigido ao consumidor com forte apelo imagético e textual. Em geral é veiculado fora do local de venda e apresenta a imagem do produto. Por outro lado, o cartaz institucional, que visa fixar ou divulgar a imagem de uma empresa ou entidade pública, pode também ser considerado como um cartaz publicitário.
Educativo – cartazes usados em academias e escolas com o objetivo de esclarecer conteúdos didáticos e tornar fácil a apreensão de novos conceitos. Neste item, podemos considerar também os cartazes com objetivos de conscientização, como as campanhas de saúde, de esporte e turismos, desde que tenham um caráter didático.
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